segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Resumão sobre Assexualidade


- Assexualidade é uma orientação sexual que se refere às pessoas que não sentem atração sexual (seja de forma parcial, condicional ou total).
 - Não entendi esse "condicional."
- Sim, tem assexuais que conseguem sentir atração sexual em determinadas circunstâncias, a sua atração está condicionada a algum fator.
- Mas como assim? pode citar um exemplo?
- Claro! Posso citar vários, se preferir. Vamos começar pelos Demissexuais. Sim, Demissexuais! Esses são assexuais que só conseguem sentir atração sexual após desenvolver uma conexão emocional, um vínculo afetivo com a outra pessoa (o grau dessa afetividade varia muito de pessoa para pessoa). Existem também os Grayssexuais, que são pessoas que sentem atração sexual raramente ou em situações específicas (independente de vínculo afetivo). Existem os Frayssexuais, que são os opostos de Demissexuais,  são pessoas que só conseguem sentir atração sexual quando não existe nenhum vínculo afetivo com a outra pessoa.
- Poxa, mas isso é muito normal de acontecer, não deveria fazer parte da assexualidade.
- Claro que deveria! Quando eles conseguem esse vínculo afetivo a atração sexual some, isso mesmo; DESAPARECE. Digamos que um Assexual Estrito (que não sente atração sexual em nenhum momento ou circunstância) poderia se dar muito bem numa relação com um Fray, desde que tenha sido formado um vínculo afetivo entre eles. Já para um alossexual (sexual), seria um pouco mais complicado, porque o Fray iria ter atração sexual até o momento em que não estivesse apaixonado/sem vínculo afetivo, porque após surgir esse vínculo, perderia a atração sexual, o que não é comum de acontecer com pessoas alossexuais.
Existem também os Litossexuais, que são pessoas que até sentem atração sexual, mas não desejam que essa atração seja algo recíproca, caso aconteça, a atração sexual some, o que difere do Frayssexual é porque o Litossexual não deseja reciprocidade nessa atração, já os Frays, são 'ok' quanto a isso. Litossexuais experienciam uma espécie de atração platônica. Essas e outras orientações fazem parte da Areá Cinza da Assexualidade (representados na bandeira com a devida cor).
- Mas por que Área Cinza?
- Bom, pra entender isso vamos falar sobre as cores da bandeira assexual. A bandeira é composta por 4 cores, são elas; a cor preta (que representa a assexualidade, especificamente, o Assexual Estrito), abaixo, a cor cinza (que representa todos aqueles que se encontram no meio dos polos assexual e sexual), logo em seguida, a cor branca (que representa a sexualidade), e abaixo, a última cor, a cor roxa, que representa a comunidade assexual. Então, quando alguém diz que a pessoa está na área cinza, é justamente porque ela pode ser uma assexual, mas em algum momento ou circunstância, essa pessoa pode chegar a sentir atração sexual, tal pessoa não pode ser caracterizada  como assexual estrita e nem como alossexual. Essas orientações assexuais já citadas são as mais conhecidas, mas se você quiser conhecer outra orientações assexuais, basta clicar aqui: Orientações Assexuais. Bom, o que eu estou querendo dizer é que a assexualidade é um espectro, não é algo estrito, é uma variante de identidades que compõe a assexualidade. Não deve se dizer que um "é mais assexual" do que o outro, todos que fazem parte do espectro, são assexuais, cada um com suas características.

Grupo fechado no Facebook para assexuais: clique aqui.

8 comentários:

  1. Ok, eu sou um caso bem específico e ainda não consegui encontrar o rótulo perfeito. Vamos lá.

    Eu sou uma garota, e me sinto atraída romanticamente e sexualmente (depois de criar um vínculo, visto isso me consideraria demissexual?) atraída por outras garotas. Mas, não consigo me sentir atraída por garotos além de romanticamente. Ou seja, o que diabos eu sou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Procure por birromanticidade... Acho que vai ajudar a se encontrar.

      Excluir
    2. homo-demissexual e birromântica

      Excluir
  2. Bom dia. Ja li em alguns materiais sobre assexuados e a masturbação. Pode ser uma caracteristica? Para mim não chega a ser um vicio. Não imagino ninguem especificamente e na maioria das vezes não tenho ereção.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, eu senti no máximo 2 vezes atração sexual por alguém, tenho 21 anos, mas tirando isso, o que tenho é desejos e fantasias, nunca fiz sexo mas o pouco que fiz, sexo oral, não gostei, também pela situação. Mas o sexo não é algo importante para mim. O mesmo só me vem a cabeça quando estou uma semana antes do período. Gostaria de saber o tipo de assexual que eu sou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim mano, e pelo que li sobre, você é assexual. E tá no mesmo caso que eu skksks

      Excluir
  4. Eu tenho uma pergunta para fazer o termo certo é
    {assexual estrita birromântica}ou{ assexual birromântica estrita}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria assexual estrita e birromântica por serem dois tipos de atração diferentes

      Excluir